Início / Atividades / Atividades 2011/2012 / Formandos de Turismo à descoberta da Lisboa novecentista!

Formandos de Turismo à descoberta da Lisboa novecentista!

Depois de longos meses de trabalho, o curso técnico de Turismo Ambiental e Rural concretizou o projeto “Descobrir a Lisboa do século XIX”, viajando até à capital entre os dias 6 e 10 de maio, acompanhado das formadoras Maria Raquel Noronha e Susana Rosa.
Desenvolvido no âmbito da disciplina de português, este trabalho tinha como objetivo estudar os dois autores do último módulo da disciplina, respetivamente Eça de Queirós e Cesário Verde, na cidade que foi palco das principais transformações literárias, políticas, culturais e económicas da segunda metade do século XIX.
Para que tal acontecesse, desenvolveram-se esforços em vários sentidos, e somaram-se, à angariação de fundos realizada pela turma, os apoios de diversas entidades, sem as quais a viagem não se teria realizado: o Governo Regional dos Açores, a Casa de Repouso João Inácio de Sousa, a Associação dos Jovens Agricultores, o comércio local, e a Escola Profissional da ilha de S. Jorge.
Em Lisboa, a turma realizou trabalhos específicos sobre ambos os autores, salientando-se o roteiro queirosiano dedicado a “Os Maias”, conduzido pela Prof. Doutora Maria Eduarda Vassalo-McGeoch (Universidade de Lisboa), o qual terminou com uma visita guiada ao Teatro Nacional de S. Carlos.
Instalada no Chiado, a turma conheceu, a pé e de elétrico, a Lisboa novecentista, viajou entre as suas colinas, e terminou o último dia de viagem com os monumentos de Belém, o pastel de nata e o Museu Calouste Gulbenkian.
A qualidade deste grupo foi reforçada ainda em Lisboa por todas as pessoas que contactaram com estes formandos, ou que com eles trabalharam. Por isso, e de regresso ao trabalho, o Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural está de parabéns! Muito bem!

 
 

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!.

 
 

Deixe um comentário