Início / Atividades / Parlamentos dos Jovens 2014

Parlamentos dos Jovens 2014

Ver Artigo

Parlamentos dos Jovens 2014

Sessão Esco­lar do Par­la­mento dos Jovens

No âmbito do Pro­grama Par­la­mento dos Jovens 2014, a Escola Profis­sional da Ilha de São Jorge procurou sen­si­bi­lizar os for­man­dos para a prob­lemática da crise demográ­fica, nomeada­mente a emi­gração, a natal­i­dade e o envel­hec­i­mento, real­izando no dia 16 de janeiro, no Auditório da Escola, a Sessão Esco­lar que con­tou com a pre­sença da grande maio­ria dos for­man­dos dos cur­sos de nível IV, bem como de alguns for­man­dos dos cur­sos Reati­var que tiveram inter­esse em assi­s­tir à mesma.

Esta Sessão serviu para aprovar o Pro­jeto de Recomen­dação apre­sen­tado pelos for­man­dos can­didatos e, pos­te­ri­or­mente eleger os dep­uta­dos que iriam rep­re­sen­tar a Escola na Assem­bleia Regional dos Açores. Assim, ter­mi­nada a Sessão, procedeu-​se à votação dos dep­uta­dos. Foi apre­sen­tada ape­nas uma lista de 10 dep­uta­dos, com­posta pelos seguintes alunos: André Sil­veira, Rúben Verís­simo, Tiago Faria, Rui Machado, Júlio Silva, Soraia Caldeira, Diogo Ávila, Pedro Silva, Luís Branco e Verónica Gonçalves. Esta lista apre­sen­tou duas medi­das que propõe defender na Assem­bleia Regional dos Açores aquando da Sessão do Par­la­mento dos Jovens, sendo elas remod­e­lar o pro­grama de incen­tivos à natal­i­dade e com­bate ao envel­hec­i­mento da pop­u­lação e refor­mu­lar as políti­cas de expor­tações e impor­tações, criando novos empre­gos e novas opor­tu­nidades de tra­balho para com­bater a emi­gração, prin­ci­pal­mente dos Jovens.

Encer­rada a Assem­bleia de voto, os resul­ta­dos apu­ra­dos foram os seguintes: número de eleitores inscritos: cento e trinta; número de votantes: noventa e qua­tro; número de votos bran­cos: vinte e dois; número de votos nulos: cinco; número de votos obti­dos pela lista A: sessenta e sete. Deste modo, foram eleitos dois dep­uta­dos efeti­dos para rep­re­sen­tar a Escola na Assem­bleia Regional dos Açores, nomeada­mente André Sil­veira e Rúben Verís­simo e um dep­utado suplente, Tiago Faria.

Ao longo de todo este per­curso do pro­grama do Par­la­mento dos Jovens, não foram demon­stradas difi­cul­dades no desen­volvi­mento do mesmo, no entanto os for­man­dos mostraram-​se ret­i­centes em con­sti­tuir lis­tas de candidatos.

DSC06880_a

[justified_​image_​grid preset=16 disable_cropping=yes facebook_id=213126595393236 facebook_album=705936876112203]

Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens 2014, a Escola Profissional da Ilha de São Jorge procurou sensibilizar os formandos para a problemática da crise demográfica, nomeadamente a emigração, a natalidade e o envelhecimento, realizando no dia 16 de janeiro, no Auditório da Escola, a Sessão Escolar que contou com a presença da grande maioria dos formandos dos cursos de nível IV, bem como de alguns formandos dos cursos Reativar que tiveram interesse em assistir à mesma.

Esta Sessão serviu para aprovar o Projeto de Recomendação apresentado pelos formandos candidatos e, posteriormente eleger os deputados que iriam representar a Escola na Assembleia Regional dos Açores. Assim, terminada a Sessão, procedeu-se à votação dos deputados. Foi apresentada apenas uma lista de 10 deputados, composta pelos seguintes alunos: André Silveira, Rúben Veríssimo, Tiago Faria, Rui Machado, Júlio Silva, Soraia Caldeira, Diogo Ávila, Pedro Silva, Luís Branco e Verónica Gonçalves. Esta lista apresentou duas medidas que propõe defender na Assembleia Regional dos Açores aquando da Sessão do Parlamento dos Jovens, sendo elas remodelar o programa de incentivos à natalidade e combate ao envelhecimento da população e reformular as políticas de exportações e importações, criando novos empregos e novas oportunidades de trabalho para combater a emigração, principalmente dos Jovens.

Encerrada a Assembleia de voto, os resultados apurados foram os seguintes:  número de eleitores inscritos: cento e trinta; número de votantes: noventa e quatro; número de votos brancos: vinte e dois; número de votos nulos: cinco; número de votos obtidos pela lista A: sessenta e sete. Deste modo, foram eleitos dois deputados efetidos para representar a Escola na Assembleia Regional dos Açores, nomeadamente André Silveira e Rúben Veríssimo e um deputado suplente, Tiago Faria.

Ao longo de todo este percurso do programa do Parlamento dos Jovens, não foram demonstradas dificuldades no desenvolvimento do mesmo, no entanto os formandos mostraram-se reticentes em constituir listas de candidatos.

DSC06880_a

That Facebook ID is unauthorized for use, please go to Settings and add it.
 
 

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!.

 
 

Deixe um comentário