Início / Atividades / Gli studenti di São Jorge in visita a Reggio Callabria

Gli studenti di São Jorge in visita a Reggio Callabria

Ver Artigo

Gli studenti di São Jorge in visita a Reggio Callabria

Um grupo de alunos e dois pro­fes­sores da nossa escola par­ticipou na última reunião do pro­jeto come­nius no qual a EPISJ estava envolvida. A visita final con­tou mais uma vez com a par­tic­i­pação de comi­ti­vas alemãs, búl­garas, espan­ho­las e ital­ianas e desta vez teve lugar na belis­síma região da Callabria, no sul de Itália, conc­re­ta­mente em Reg­gio di Callabria. Os alunos, Carina Borba, Jason Sousa, Diana Relva e os pro­fes­sores Joel da Cunha e David Afonso tiveram a opor­tu­nidade de vis­i­tar uma quinta auto­sus­ten­tável rela­cionada dire­ta­mente com o pro­jeto come­nius (ener­gias ren­ováveis) e tam­bém pud­eram jogar o jogo de tab­uleiro que nasceu a par­tir deste mesmo pro­jeto come­nius. Os alunos facil­mente con­seguiram apren­der as regras do jogo e até mesmo gan­har uma das rodadas con­tra os espan­hóis (Parabéns Jason!).

Com esta visita e com a cri­ação do jogo final dá-​se por encer­rado o Pro­jeto Come­nius de Ener­gias Ren­ováveis. Em jeito de bal­anço, os for­madores respon­sáveis afir­maram que este pro­jeto foi uma mais valia para a escola e deu a opor­tu­nidade a 13 alunos de con­hecerem out­ros países e con­tribuírem para a elab­o­ração de um pro­jeto muito per­ti­nente nos dias de hoje. Este pro­jeto abre o cam­inho para uma pro­jeção inter­na­cional da Escola Profis­sional da Ilha de São Jorge e da própria ilha.

Após deixarem Reg­gio di Callabria, e dev­ido aos voos serem com muitas horas de dis­tân­cia, os alunos e for­madores ainda tiveram a opor­tu­nidade de vis­i­tar a fab­u­losa cidade de Roma. Ape­sar de a visita ter “sabido a pouco” ainda con­seguiram vis­i­tar o Vat­i­cano, entrando na Basílica de São Pedro, a fonte de Trevi, o Col­iseu e a Basílica de Santa Maria Maggiore.

Os for­madores respon­sáveis tam­bém deixaram como nota final um agradec­i­mento a todos os que pos­si­bil­i­taram a elab­o­ração e a con­clusão deste pro­jeto com sucesso, nomeada­mente todos os alunos e for­madores envolvi­dos e que aju­daram, a direção da escola e em espe­cial ao Pro­fes­sor Júlio Sousa que foi o respon­sável mor deste projeto.

Ciao Itália!

[justified_​image_​grid preset=16 disable_cropping=yes facebook_id=213126595393236 facebook_album=550433311662561]

Um grupo de alunos e dois professores da nossa escola participou na última reunião do projeto comenius no qual a EPISJ estava envolvida. A visita final contou mais uma vez com a participação de comitivas alemãs, búlgaras, espanholas e italianas e desta vez teve lugar na belissíma região da Callabria, no sul de Itália, concretamente em Reggio di Callabria. Os alunos, Carina Borba, Jason Sousa, Diana Relva e os professores Joel da Cunha e David Afonso tiveram a oportunidade de visitar uma quinta autosustentável relacionada diretamente com o projeto comenius (energias renováveis) e também puderam jogar o jogo de tabuleiro que nasceu a partir deste mesmo projeto comenius. Os alunos facilmente conseguiram aprender as regras do jogo e até mesmo ganhar uma das rodadas contra os espanhóis (Parabéns Jason!).

Com esta visita e com a criação do jogo final dá-se por encerrado o Projeto Comenius de Energias Renováveis. Em jeito de balanço, os formadores responsáveis afirmaram que este projeto foi uma mais valia para a escola e deu a oportunidade a 13 alunos de conhecerem outros países e contribuírem para a elaboração de um projeto muito pertinente nos dias de hoje. Este projeto abre o caminho para uma projeção internacional da Escola Profissional da Ilha de São Jorge e da própria ilha.

Após deixarem Reggio di Callabria, e devido aos voos serem com muitas horas de distância, os alunos e formadores ainda tiveram a oportunidade de visitar a fabulosa cidade de Roma. Apesar de a visita ter “sabido a pouco” ainda conseguiram visitar o Vaticano, entrando na Basílica de São Pedro, a fonte de Trevi, o Coliseu e a Basílica de Santa Maria Maggiore.

Os formadores responsáveis também deixaram como nota final um agradecimento a todos os que possibilitaram a elaboração e a conclusão deste projeto com sucesso, nomeadamente todos os alunos e formadores envolvidos e que ajudaram, a direção da escola e em especial ao Professor Júlio Sousa que foi o responsável mor deste projeto.

Ciao Itália!

That Facebook ID is unauthorized for use, please go to Settings and add it.

 

 
 

1 Comentário

  1. Joel da Cunha diz:

    Viagem Fantástica!

 
 

Deixe um comentário