Início / Atividades / Garantia Açores Jovem (Destinado a ex-alunos)

Garantia Açores Jovem (Destinado a ex-alunos)

Ver Artigo

Garantia Açores Jovem (Destinado a ex-alunos)

A Garan­tia Açores Jovem é um mecan­ismo de soluções de emprego, per­cur­sos de edu­cação e for­mação e está­gios de qual­i­dade des­ti­na­dos a jovens aço­ri­anos com idades com­preen­di­das entre os 15 e 29 anos que não este­jam em situ­ação de emprego, ensino ou formação.

Por recomen­dação do Con­selho da União Europeia de 22 de abril de 2013, rel­a­tiva ao esta­b­elec­i­mento de uma “Garan­tia Jovem” para o período 20142020, todos os Estados-​membros devem garan­tir que todos os jovens com menos de 30 anos ben­e­fi­ciem de uma boa oferta de emprego, for­mação ou está­gio, no prazo de 4 meses após terem ficado desem­pre­ga­dos ou terem ter­mi­nado o ensino.

A imple­men­tação de uma Garan­tia Jovem na Região Autónoma dos Açores assenta na con­cer­tação de vários serviços do Gov­erno Regional, por forma a facil­i­tar uma resposta dire­cionada e ade­quada a cada um dos jovens, inte­grando a exper­iên­cia de todos, em razão das suas com­petên­cias. Essa ini­cia­tiva envolverá o esforço con­junto das Direções Region­ais do Emprego e Qual­i­fi­cação Profis­sional, da Edu­cação, da Juven­tude e da Sol­i­dariedade Social e con­tará tam­bém com a colab­o­ração de out­ras enti­dades com ou sem fins lucra­tivos que pos­sam con­tribuir para o obje­tivo a que a Região se propõe.

A parce­ria estratég­ica esta­b­ele­cida entre todos esses organ­is­mos assume-​se como uma rede de par­tilha de infor­mação qual­i­ta­tiva e quan­ti­ta­tiva rel­e­vante para o diag­nós­tico de casos enquadráveis nas pre­mis­sas delin­eadas pelo Con­selho, na medida em que per­mi­tirá imple­men­tar, con­ce­ber ou repen­sar soluções para o emprego com base nas car­ac­terís­ti­cas esco­lares, for­ma­ti­vas, pes­soais, soci­ais e famil­iares de cada jovem. Para a sua con­cretiza­ção, a Região elegeu um número sub­stan­cial de medi­das ati­vas que con­stituem, no fundo, o catál­ogo de respostas aos jovens, que visam integrá-​los no mer­cado de tra­balho, habilitá-​los e qualificá-​los, de modo a poten­ciar essa inte­gração ou, ainda, proporcionar-​lhes exper­iên­cias profis­sion­ais que facilitem esse processo.

A inscrição pode ser feita através do endereço eletrónico www​.garan​ti​a​jovem​.azores​.gov​.pt

img-slideshow_4

A Garantia Açores Jovem é um mecanismo de soluções de emprego, percursos de educação e formação e estágios de qualidade destinados a jovens açorianos com idades compreendidas entre os 15 e 29 anos que não estejam em situação de emprego, ensino ou formação.

Por recomendação do Conselho da União Europeia de 22 de abril de 2013, relativa ao estabelecimento de uma “Garantia Jovem” para o período 2014-2020, todos os Estados-membros devem garantir que todos os jovens com menos de 30 anos beneficiem de uma boa oferta de emprego, formação ou estágio, no prazo de 4 meses após terem ficado desempregados ou terem terminado o ensino.

A implementação de uma Garantia Jovem na Região Autónoma dos Açores assenta na concertação de vários serviços do Governo Regional, por forma a facilitar uma resposta direcionada e adequada a cada um dos jovens, integrando a experiência de todos, em razão das suas competências. Essa iniciativa envolverá o esforço conjunto das Direções Regionais do Emprego e Qualificação Profissional, da Educação, da Juventude e da Solidariedade Social e contará também com a colaboração de outras entidades com ou sem fins lucrativos que possam contribuir para o objetivo a que a Região se propõe.

A parceria estratégica estabelecida entre todos esses organismos assume-se como uma rede de partilha de informação qualitativa e quantitativa relevante para o diagnóstico de casos enquadráveis nas premissas delineadas pelo Conselho, na medida em que permitirá implementar, conceber ou repensar soluções para o emprego com base nas características escolares, formativas, pessoais, sociais e familiares de cada jovem. Para a sua concretização, a Região elegeu um número substancial de medidas ativas que constituem, no fundo, o catálogo de respostas aos jovens, que visam integrá-los no mercado de trabalho, habilitá-los e qualificá-los, de modo a potenciar essa integração ou, ainda, proporcionar-lhes experiências profissionais que facilitem esse processo.

A inscrição pode ser feita através do endereço eletrónico www.garantiajovem.azores.gov.pt

img-slideshow_4

 
 

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!.

 
 

Deixe um comentário