Início / Atividades / Futuros Técnicos de Processamento e Controlo Alimentar visitam unidades Jorgenses

Futuros Técnicos de Processamento e Controlo Alimentar visitam unidades Jorgenses

Ver Artigo

Futuros Técnicos de Processamento e Controlo Alimentar visitam unidades Jorgenses

No pas­sado dia 09 de maio, a turma de Téc­nico de Proces­sa­mento e Con­trolo da Qual­i­dade Ali­men­tar, acom­pan­hada pelos for­madores Janete Fon­seca, Ricardo Fre­itas e Dália Car­doso, real­i­zou uma visita de estudo a três unidades fab­ris da nossa ilha.
Os locais vis­i­ta­dos foram a Coop­er­a­tiva Agrí­cola de Lac­ticínios dos Lourais, Santa Cata­rina Indús­tria Con­serveira S.A. e a Fin­is­terra — Coop­er­a­tiva de Lac­ticínios do Topo CRL.
Os alunos tiveram a opor­tu­nidade de esclare­cer questões rela­cionadas com a higiene e segu­rança ali­men­tar, téc­ni­cas de análise da matéria-​prima para deteção de micror­gan­is­mos e pro­ced­i­men­tos e equipa­men­tos de higiene, saúde e segu­rança no tra­balho.
Em relação à lab­o­ração das fábri­cas de pro­dução de queijo, obser­varam a chegada da matéria-​prima à Coop­er­a­tiva Agrí­cola de Lac­ticínios dos Lourais e a ráp­ida análise à qual­i­dade da mesma. Na Fin­is­terra tiveram con­tacto direto com a pasta que depois de colo­cada nos cin­chos e pren­sada dará origem ao queijo do Topo tal como o con­hece­mos.
De salien­tar que ambas as fábri­cas foram recen­te­mente cer­ti­fi­cadas com a NP EN ISO 22000:2005, norma por­tuguesa que reg­ula os sis­temas de gestão da segu­rança ali­men­tar.
Em Santa Cata­rina Indús­tria Con­serveira S.A. ficaram a con­hecer o impacto na comu­nidade do con­celho e a cam­panha de mar­ket­ing desen­volvida para aumen­tar o vol­ume de ven­das do pro­duto. Vis­i­taram a fábrica onde obser­varam a limpeza e embal­a­mento do pescado.

DSCF4384 DSCF4378 DSCF4421
No passado dia 09 de maio, a turma de Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar, acompanhada pelos formadores Janete Fonseca, Ricardo Freitas e Dália Cardoso, realizou uma visita de estudo a três unidades fabris da nossa ilha.
Os locais visitados foram a Cooperativa Agrícola de Lacticínios dos Lourais, Santa Catarina Indústria Conserveira S.A. e a Finisterra – Cooperativa de Lacticínios do Topo CRL.
Os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer questões relacionadas com a higiene e segurança alimentar, técnicas de análise da matéria-prima para deteção de microrganismos e procedimentos e equipamentos de higiene, saúde e segurança no trabalho.
Em relação à laboração das fábricas de produção de queijo, observaram a chegada da matéria-prima à Cooperativa Agrícola de Lacticínios dos Lourais e a rápida análise à qualidade da mesma. Na Finisterra tiveram contacto direto com a pasta que depois de colocada nos cinchos e prensada dará origem ao queijo do Topo tal como o conhecemos.
De salientar que ambas as fábricas foram recentemente certificadas com a NP EN ISO 22000:2005, norma portuguesa que regula os sistemas de gestão da segurança alimentar.
Em Santa Catarina Indústria Conserveira S.A. ficaram a conhecer o impacto na comunidade do concelho e a campanha de marketing desenvolvida para aumentar o volume de vendas do produto. Visitaram a fábrica onde observaram a limpeza e embalamento do pescado.

DSCF4384 DSCF4378 DSCF4421
 
 

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!.

 
 

Deixe um comentário