Início / Atividades / EPISJ vence concurso CurtMar 2015

EPISJ vence concurso CurtMar 2015

Ver Artigo

EPISJ vence concurso CurtMar 2015

A turma do segundo ano de Téc­nico de Tur­ismo venceu o con­curso de cur­tas metra­gens ambi­en­tais, CURT­MAR 2015, desen­volvido pela Asso­ci­ação Por­tuguesa de Edu­cação Ambiental-​ASPEA, em parce­ria com a Escola Profis­sional do Alto Minho Inte­rior– EPRAMI e com a Asso­ci­ação Por­tuguesa do Lixo Mar­inho — APLM . Na cat­e­go­ria 1719 anos, o vídeo vence­dor foi “O Cagarro”, envi­ado pela Escola Profis­sional da Ilha de São Jorge, que foi escol­hido pelo júri após a análise de 63 cur­tas metra­gens. Parabéns a todos os for­man­dos e for­madores envolvi­dos envolvidos.

Os for­man­dos desta turma decidi­ram fazer uma curta-​metragem sobre o cagarro com o obje­tivo de dar a con­hecer os peri­gos que esta espé­cie enfrenta e a forma como todos os aço­ri­anos podem con­tribuir para a sal­var. Assim, os for­man­dos fiz­eram um video alu­sivo ao per­curso do Cagarro, desde o ninho até à pro­cri­ação, pas­sando pela sua vida em alto mar. Ainda neste con­texto, os for­man­dos orga­ni­zaram uma patrulha de sal­va­mento de cagar­ros com o obje­tivo de mostrar o cor­reto pro­ced­i­mento para sal­var cagar­ros per­di­dos. Por fim, os alunos foram aju­dar na lib­er­tação destas aves em direção ao mar.

Os for­man­dos e a Escola Profis­sional da Ilha de São Jorge agrade­cem à Casa do Par­que de São Jorge e aos Vig­i­lantes da Natureza todo o apoio na real­iza­ção da curta-​metragem.

Podem ver o video no youtube da escola (www​.youtube​.com/​e​p​i​s​j​a​cores) ou aqui:

Mais infor­mações sobre o projeto:

Curt­MAR — Curtas-​Metragens de Ani­mação em Lín­gua Por­tuguesa, é um pro­jeto educa­tivo con­ce­bido e desen­volvido pela Asso­ci­ação Por­tuguesa de Edu­cação Ambiental-​ASPEA, em parce­ria com a Escola Profis­sional do Alto Minho Inte­rior– EPRAMI e com a Asso­ci­ação Por­tuguesa do Lixo Mar­inho — APLM, através do mecan­ismo finan­ceiro EEA Grants, pro­movido pela Direção Geral de Política do Mar– DGPM, conta com o apoio da escola norueguesa Dettver­rfagligekun­stin­sti­tutt — DTK.

Curt­MAR tem o apoio insti­tu­cional da Agên­cia Por­tuguesa do Ambi­ente — APA, da Direção Geral de Edu­cação– DGE e da Direção Geral dos Esta­b­elec­i­men­tos Esco­lares– DGEstE. São par­ceiras deste pro­jeto, desde a sua con­ceção, as esco­las profis­sion­ais de Aveiro e da Horta — Açores, e os Agru­pa­men­tos de Esco­las de Monção e de Aveiro.

O Pro­je­toCurt­MAR, tem como obje­tivo geral pro­mover a lit­era­cia do Oceano: Edu­car para con­hecer, respeitar, val­orizar, e empreen­der no Oceano. Pro­mover simul­tane­a­mente, o ambi­en­tal­ismo, cidada­nia juve­nil, a cria­tivi­dade ea arte audio­vi­sual como forma de expressão, são os seus obje­tivos complementares.

O Pro­je­toCurt­MAR envolve uma equipa de edu­cadores ambi­en­tais, cien­tis­tas do meio mar­inho e téc­ni­cos da arte audio­vi­sual. Prevê Sessões de Con­hec­i­mento nas esco­las secundárias e profis­sion­ais, e um Con­curso de Cur­tas­Me­tra­gens de Ani­mação, ambos com o obje­tivo de incre­men­tar a Lit­era­cia do Oceano, des­ti­nadas a alunos, de norte a sul de Por­tu­gal Con­ti­nen­tal, Açores e Madeira. Haverá tam­bém par­tilha de infor­mações com alunos da Noruega por vídeo con­fer­ên­cia. Estas ações em con­texto esco­lar pre­ten­dem con­tribuir para a edu­cação e capac­i­tação das ger­ações futuras, para perce­berem por exem­plo, a grandeza do Mar nacional como fonte de bio­di­ver­si­dade, como reg­u­lador climático, como profis­são e inves­ti­mento, como poten­cial geoes­tratégico, lem­brando a Estraté­gia Nacional para o Mar 20132020.

Os vídeos estão todos disponíveis na página Youtube da ASPEA Asso­ci­ação em:

https://​www​.youtube​.com/​p​l​a​y​l​i​s​t​?​l​i​s​t​=​P​L​N​h​t​E​y​w​Z​z​I​J​n​t​5​x​j​O​s​1​c​z​8​Q​t​r​U​s​i​4juiX

logos_curtmar

A turma do segundo ano de Técnico de Turismo venceu o concurso de curtas metragens ambientais, CURTMAR 2015, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental-ASPEA, em parceria com a Escola Profissional do Alto Minho Interior- EPRAMI e com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho – APLM . Na categoria 17-19 anos, o vídeo vencedor foi “O Cagarro”, enviado pela Escola Profissional da Ilha de São Jorge, que foi escolhido pelo júri após a análise de 63 curtas metragens. Parabéns a todos os formandos e formadores envolvidos envolvidos.

Os formandos desta turma decidiram fazer uma curta-metragem sobre o cagarro com o objetivo de dar a conhecer os perigos que esta espécie enfrenta e a forma como todos os açorianos podem contribuir para a salvar. Assim, os formandos fizeram um video alusivo ao percurso do Cagarro, desde o ninho até à procriação, passando pela sua vida em alto mar. Ainda neste contexto, os formandos organizaram uma patrulha de salvamento de cagarros com o objetivo de mostrar o correto procedimento para salvar cagarros perdidos. Por fim, os alunos foram ajudar na libertação destas aves em direção ao mar.

Os formandos e a Escola Profissional da Ilha de São Jorge agradecem à Casa do Parque de São Jorge e aos Vigilantes da Natureza todo o apoio na realização da curta-metragem.

Podem ver o video no youtube da escola (www.youtube.com/episjacores) ou aqui:

Mais informações sobre o projeto:

CurtMAR – Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa, é um projeto educativo concebido e desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental-ASPEA, em parceria com a Escola Profissional do Alto Minho Interior- EPRAMI e com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho – APLM, através do mecanismo financeiro EEA Grants, promovido pela Direção Geral de Política do Mar- DGPM, conta com o apoio da escola norueguesa Dettverrfagligekunstinstitutt – DTK.

CurtMAR tem o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente – APA, da Direção Geral de Educação- DGE e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares- DGEstE. São parceiras deste projeto, desde a sua conceção, as escolas profissionais de Aveiro e da Horta – Açores, e os Agrupamentos de Escolas de Monção e de Aveiro.

O ProjetoCurtMAR, tem como objetivo geral promover a literacia do Oceano: Educar para conhecer, respeitar, valorizar, e empreender no Oceano. Promover simultaneamente, o ambientalismo, cidadania juvenil, a criatividade ea arte audiovisual como forma de expressão, são os seus objetivos complementares.

O ProjetoCurtMAR envolve uma equipa de educadores ambientais, cientistas do meio marinho e técnicos da arte audiovisual. Prevê Sessões de Conhecimento nas escolas secundárias e profissionais, e um Concurso de CurtasMetragens de Animação, ambos com o objetivo de incrementar a Literacia do Oceano, destinadas a alunos, de norte a sul de Portugal Continental, Açores e Madeira. Haverá também partilha de informações com alunos da Noruega por vídeo conferência. Estas ações em contexto escolar pretendem contribuir para a educação e capacitação das gerações futuras, para perceberem por exemplo, a grandeza do Mar nacional como fonte de biodiversidade, como regulador climático, como profissão e investimento, como potencial geoestratégico, lembrando a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020.

Os vídeos estão todos disponíveis na página Youtube da ASPEA Associação em:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLNhtEywZzIJnt5xjOs1cz8QtrUsi4juiX

logos_curtmar