Início / Atividades / Campanha SOS Cagarro 2013 – Cerimónia de abertura

Campanha SOS Cagarro 2013 – Cerimónia de abertura

Ver Artigo

Campanha SOS Cagarro 2013 – Cerimónia de abertura

O Par­que Nat­ural de São Jorge, pelo quinto ano con­sec­u­tivo, real­i­zou a cer­imó­nia de aber­tura da Cam­panha SOS Cagarro, pro­movida pela Sec­re­taria Regional dos Recur­sos Nat­u­rais – Direção Regional dos Assun­tos do Mar, no auditório da Escola Profis­sional da Ilha de São Jorge (EPISJ).

Esta cer­imó­nia de aber­tura foi dirigida, em par­tic­u­lar, aos alunos que ingres­sam pela primeira vez nos cur­sos da Escola Profis­sional da Ilha de São Jorge (EPISJ) e respetivos for­madores, tendo como final­i­dade a sen­si­bi­liza­ção para o sal­va­mento de juve­nis da espé­cie pro­te­gida, o cagarro (Calonec­tris diomedea) e para a sua preser­vação, notando que cerca de 75% dos casais desta espé­cie nid­i­fica nos Açores e ape­nas pro­duzem um ovo por ano.

A sessão, que con­tou com a par­tic­i­pação de 80 alunos e pro­fes­sores, iniciou-​se com uma apre­sen­tação sobre o cagarro (Calonec­tris diomedea) onde foram expos­tos assun­tos como: o ciclo de vida; as adap­tações à vida em alto mar; os resul­ta­dos da Cam­panha SOS Cagarro 2012; os sites rela­ciona­dos com o cagarro, como o site ofi­cial da cam­panha SOS Cagarro, o SIARAM, entre out­ros; bem como, a divul­gação dos mate­ri­ais pub­li­ca­dos e usa­dos pera Sec­re­taria Regional dos Recur­sos Nat­u­rais (SRRN) em anos ante­ri­ores, como o livro “O Livro do Zeca Garro”, o CD “Madru­gada das Cagar­ras” e o CD “A Minha Amiga Cagarra”.

Após a apre­sen­tação foi exibido e explo­rado o episó­dio “SOS Cagarro…”, dos Fala Quem Sabe, e efe­t­u­ada uma demon­stração do pro­ced­i­mento mais cor­reto para o sal­va­mento de um cagarro.

Cam­pan­has como estas são uma mais-​valia para a Região e é um impor­tante passo para a pro­teção e con­ser­vação das espé­cies e habi­tats nat­u­rais. A vossa colab­o­ração é sem­pre impre­scindível, seja prudente!

Este ano salve um Cagarro. Faça um amigo!”

[justified_​image_​grid preset=16 disable_cropping=yes facebook_id=213126595393236 facebook_album=610745258964699]

O Parque Natural de São Jorge, pelo quinto ano consecutivo, realizou a cerimónia de abertura da Campanha SOS Cagarro, promovida pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais – Direção Regional dos Assuntos do Mar, no auditório da Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ).

Esta cerimónia de abertura foi dirigida, em particular, aos alunos que ingressam pela primeira vez nos cursos da Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ) e respetivos formadores, tendo como finalidade a sensibilização para o salvamento de juvenis da espécie protegida, o cagarro (Calonectris diomedea) e para a sua preservação, notando que cerca de 75% dos casais desta espécie nidifica nos Açores e apenas produzem um ovo por ano.

A sessão, que contou com a participação de 80 alunos e professores, iniciou-se com uma apresentação sobre o cagarro (Calonectris diomedea) onde foram expostos assuntos como: o ciclo de vida; as adaptações à vida em alto mar; os resultados da Campanha SOS Cagarro 2012; os sites relacionados com o cagarro, como o site oficial da campanha SOS Cagarro, o SIARAM, entre outros; bem como, a divulgação dos materiais publicados e usados pera Secretaria Regional dos Recursos Naturais (SRRN) em anos anteriores, como o livro “O Livro do Zeca Garro”, o CD “Madrugada das Cagarras” e o CD “A Minha Amiga Cagarra”.

Após a apresentação foi exibido e explorado o episódio “SOS Cagarro…”, dos Fala Quem Sabe, e efetuada uma demonstração do procedimento mais correto para o salvamento de um cagarro.

Campanhas como estas são uma mais-valia para a Região e é um importante passo para a proteção e conservação das espécies e habitats naturais. A vossa colaboração é sempre imprescindível, seja prudente!

“Este ano salve um Cagarro. Faça um amigo!”

 

That Facebook ID is unauthorized for use, please go to Settings and add it.
 
 

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!.

 
 

Deixe um comentário