Início / Atividades / Assinatura de Protocolo de Saúde Escolar

Assinatura de Protocolo de Saúde Escolar

Ver Artigo

Assinatura de Protocolo de Saúde Escolar

Aquando da Visita Estatutária à Ilha de São Jorge, a nossa escola teve a honra de rece­ber o Exmo. Sr. Pres­i­dente do Gov­erno dos Açores, Vasco Cordeiro, o Exmo. Sr. Secretário Regional da Edu­cação e Cul­tura, Avelino Mene­ses, Exmo. Sr. Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, Exmo. Sr. Pres­i­dente da Câmara Munic­i­pal das Velas, Luís Sil­veira e Exmo. Sr. Pres­i­dente do Con­selho de Admin­is­tração da Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge, Paulo Sousa para a assi­natura de um Pro­to­colo de Saúde Esco­lar, com o intu­ito de abranger às esco­las do ensino profis­sional o pro­jeto de Saúde Escolar.

A Pro­moção da Saúde em Meio Esco­lar e Inter­venção nas dependên­cias inte­gram a Estraté­gia Regional para a Pro­moção de Esti­los de Vida Saudável e Pre­venção de Com­por­ta­men­tos de Risco, e têm como intu­ito opera­cionalizar as políti­cas pro­postas pelo XII Gov­erno Regional dos Açores para o setor da saúde, medi­ante a imple­men­tação de ativi­dades assentes em dois eixos: a vig­ilân­cia e pro­teção da saúde, a aquisição de con­hec­i­men­tos, capaci­dades e com­petên­cias no âmbito da pro­moção da saúde, num esforço con­cer­tado para aumen­tar a lit­era­cia em saúde, a adoção de com­por­ta­men­tos pro­te­tores da saúde e diminuir a prevalên­cia de con­sumos nocivos.

A Sec­re­taria Regional da Saúde, através da Direção Regional da Pre­venção e Com­bate às Dependên­cias, atua nos esta­b­elec­i­men­tos de ensino através das equipas de saúde esco­lar e respetivos par­ceiros, pre­tendendo alargar a sua abrangên­cia ao Ensino Profissional.

Este pro­to­colo com a Escola Profis­sional de S. Jorge irá abranger 111 alunos, sendo que será alargado às 18 esco­las profis­sion­ais da região, chegando a mais de 2000 alunos.

No ensino reg­u­lar a Saúde Esco­lar tem uma cober­tura em 100% das esco­las e só o ano pas­sado abrangeu 38 mil alunos.



Aquando da Visita Estatutária à Ilha de São Jorge, a nossa escola teve a honra de receber o Exmo. Sr. Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, o Exmo. Sr. Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, Exmo. Sr. Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal das Velas, Luís Silveira e Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge, Paulo Sousa para a assinatura de um Protocolo de Saúde Escolar, com o intuito de abranger às escolas do ensino profissional o projeto de Saúde Escolar.

A  Promoção da Saúde em Meio Escolar e Intervenção nas dependências integram a Estratégia Regional para a Promoção de Estilos de Vida Saudável e Prevenção de Comportamentos de Risco, e têm como intuito operacionalizar as políticas propostas pelo XII Governo Regional dos Açores para o setor da saúde, mediante a implementação de atividades assentes em dois eixos: a vigilância e proteção da saúde, a aquisição de conhecimentos, capacidades e competências no âmbito da promoção da saúde, num esforço concertado para aumentar a literacia em saúde, a adoção de comportamentos protetores da saúde e diminuir a prevalência de consumos nocivos.

A Secretaria Regional da Saúde, através da Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, atua nos estabelecimentos de ensino através das equipas de saúde escolar e respetivos parceiros, pretendendo alargar a sua abrangência ao Ensino Profissional.

Este protocolo com a Escola Profissional de S. Jorge irá abranger 111 alunos, sendo que será alargado às 18 escolas profissionais da região, chegando a mais de 2000 alunos.

No ensino regular a Saúde Escolar tem uma cobertura em 100% das escolas e só o ano passado abrangeu 38 mil alunos.