Início / Atividades / A Arte Gótica – Atividades Finais da Disciplina de História e Cultura das Artes

A Arte Gótica – Atividades Finais da Disciplina de História e Cultura das Artes

Ver Artigo

A Arte Gótica - Atividades Finais da Disciplina de História e Cultura das Artes

No âmbito da dis­ci­plina de História e Cul­tura das Artes, a Turma do Curso Téc­nico de Tur­ismo, real­i­zou no pas­sado dia 4 de Junho uma exposição aberta a toda a comu­nidade esco­lar da EPISJ.

Durante toda a tarde os alunos tiveram a opor­tu­nidade de explicar aos seus cole­gas de out­ros cur­sos algu­mas infor­mações rel­a­ti­vas à Arte Gótica, nomeada­mente no que respeita à arquite­tura, à pin­tura, aos vit­rais e ilu­min­uras e ao Manuelino, o denom­i­nado gótico por­tuguês. Ali­ado às infor­mações cien­tí­fi­cas disponíveis, os for­man­dos apre­sen­taram ainda maque­tas de dois mon­u­men­tos sig­ni­fica­tivos para a arquite­tura gótica, nomeada­mente a Cat­e­dral de Notre-​Dame e a Torre de Belém, assim como, dois vit­rais da Cat­e­dral de Chartres, três gár­gu­las da Cat­e­dral de Notre-​Dame e uma rep­re­sen­tação estilizada da Janela do Capí­tulo per­ten­cente ao Con­vento de Cristo de Tomar.

Para além de infor­mações de cariz cien­tí­fica, os alunos do Curso Téc­nico de Tur­ismo ani­maram as vis­i­tas com peque­nas rep­re­sen­tações da época gótica, ilus­tra­ti­vas dos vários estratos soci­ais dos finais da Idade Média. Tive­mos pois, a con­viver com os vis­i­tantes da exposição, nobres e cléri­gos, cam­pone­ses e ciganas, hereges e até um carrasco.

Cabe ainda agrade­cer ao Sr. Fred­erico Maciel, Prove­dor da Santa Casa da Mis­er­icór­dia de Velas, pela gen­til cedên­cia de algu­mas roupas de nobres medievais, e ainda à Andreia Melo, pela pron­tidão com que nos aux­il­iou nesta iniciativa.

[justified_​image_​grid preset=16 disable_cropping=yes facebook_id=213126595393236 facebook_album=900794493293106]

No âmbito da disciplina de História e Cultura das Artes, a Turma do Curso Técnico de Turismo, realizou no passado dia 4 de Junho uma exposição aberta a toda a comunidade escolar da EPISJ.

Durante toda a tarde os alunos tiveram a oportunidade de explicar aos seus colegas de outros cursos algumas informações relativas à Arte Gótica, nomeadamente no que respeita à arquitetura, à pintura, aos vitrais e iluminuras e ao Manuelino, o denominado gótico português. Aliado às informações científicas disponíveis, os formandos apresentaram ainda maquetas de dois monumentos significativos para a arquitetura gótica, nomeadamente a Catedral de Notre-Dame e a Torre de Belém, assim como, dois vitrais da Catedral de Chartres, três gárgulas da Catedral de Notre-Dame e uma representação estilizada da Janela do Capítulo pertencente ao Convento de Cristo de Tomar.

Para além de informações de cariz científica, os alunos do Curso Técnico de Turismo animaram as visitas com pequenas representações da época gótica, ilustrativas dos vários estratos sociais dos finais da Idade Média. Tivemos pois, a conviver com os visitantes da exposição, nobres e clérigos, camponeses e ciganas, hereges e até um carrasco.

Cabe ainda agradecer ao Sr. Frederico Maciel, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Velas, pela gentil cedência de algumas roupas de nobres medievais, e ainda à Andreia Melo, pela prontidão com que nos auxiliou nesta iniciativa.

That Facebook ID is unauthorized for use, please go to Settings and add it.

 
 

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!.

 
 

Deixe um comentário