Filipe Brasil
Parte 1 – Identificação Pessoal
Chamo-me Filipe Brasil, tenho 19 anos e sou natural da ilha de São Jorge, e frequentei o curso de MIMA (Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel – Nível IV) de 2014 a 2017 na Escola Profissional da Ilha de São Jorge.
Neste momento estou no programa estagiar T na empresa Lubriseca – Combustíveis da Ribeira Seca, Lda., no setor das oficinas de manutenção automóvel.
1) Quais foram os motivos que te fizeram escolher um curso profissional na EPISJ?
Sempre gostei da área de mecânica e quando chegou a hora de escolher entre o secundário e a escola profissional, escolhi o ensino profissional pela equivalência ao 12º ano e pela formação profissional que ofereciam naquela área.
2) No teu entender, quais são as mais-valias do ensino na EPISJ?
As mais-valias do ensino profissional são, para quem não queira continuar os estudos e goste de uma das áreas que a escola profissional oferece formação, ao fim dos três anos do curso o formando sai com a equivalência ao 12º ano, uma formação profissional numa área e ainda com grandes perspetivas de inserção no mercado de trabalho, como foi o meu caso.
3) Quais são as melhores recordações dos anos em que foste formando da nossa escola?
As melhores recordações que tiro da escola foram os professores, os auxiliares, as aulas práticas e os amigos que fiz (literalmente de todas as ilhas dos Açores) e que vou levar para a vida.
4) A nossa escola orgulha-se de formar, além de bons profissionais, bons cidadãos. Concordas com esta afirmação? Porquê?
Concordo plenamente, na escola profissional existe muita disciplina e ordem e apesar da “má fama” que ainda existe sobre a escola profissional são formados bons profissionais e bons cidadãos.
5) Como avalias a importância do estágio curricular no teu percurso formativo?
O estágio curricular é muito importante no percurso dos formandos, pois é nele que os formandos podem colocar em prática aquilo que aprenderam na escola profissional e aprender muito mais, sendo também um primeiro contacto com o mercado de trabalho.
6) Passados todos estes anos, estás satisfeito com a escolha que fizeste pelo ensino profissional? Voltarias a tomar esta decisão? Porquê?
Voltaria sem hesitar e com mais vontade do que quando entrei, pois o ensino profissional foi uma mais-valia para a minha vida.
7) O ensino profissional tem ganho maior relevância no panorama regional e nacional nos últimos anos. Consideras que deve continuar a ser uma opção válida para muitos jovens?
Claro que sim. O ensino profissional é uma mais-valia para os jovens que não querem, por um lado, seguir com os estudos e, por outro, para aqueles que precisam de uma área para se especializar e/ou que pensam mais tarde prosseguir estudos na área em que obtiveram formação na escola profissional.
8) Gostarias de deixar uma mensagem aos atuais e futuros formandos da nossa escola?
Aproveitem ao máximo e não desejem que acabe depressa. São 3 anos que deixam muita saudade.
9) Tens mais alguma coisa a acrescentar?
A escola profissional muda a vida de centenas de pessoas e quero agradecer a ela por ter mudado a minha e por se lembrarem de mim, um grande abraço.
0 Comentários
Seja o primeiro a comentar este artigo!.