EPISJ participa no concurso CurtMar 2015
Pela primeira vez este ano, a nossa Escola, através do Curso Técnico de Turismo – Nível IV e com a organização do professor Marco Castanha, participa no concurso de curtas metragens sobre o mar, CURTMar.
Neste concurso, os alunos de todas as escolas do país são convidados a realizar curtas metragens sobre o mar e toda a fauna e flora que lhe estão associados. A turma de turismo resolveu fazer sobre o Cagarro de forma a consciencializar todos os açorianos em relação a esta espécie protegida e também mostrar a toda a população do país a riqueza em termos de fauna que os Açores possuem.
Vê como ficou o video:
O que é?
CurtMAR – Curtas-Metragens Ambientais em Língua Portuguesa é um projeto educativo concebido e desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com a Escola Profissional do Alto Minho Interior- EPRAMI e com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho- APLM e escola norueguesa Dettverrfagligekunstinstitutt – DTK, através do mecanismo financeiro EEA Grants, promovido pela Direção Geral de Política do Mar- DGPM. CurtMAR tem o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Direção Geral de Educação (DGE) e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). São parceiras deste projeto, as escolas profissionais de Aveiro e da Horta- Açores, e os Agrupamentos de Escolas de Monção e de Aveiro.
Como funciona?
O Projeto CurtMAR envolve uma equipa de educadores ambientais, cientistas do meio marinho e técnicos da arte audiovisual. Prevê Sessões de conhecimento nas escolas secundárias e profissionais e um concurso de curtas-metragens ambientais, ambos com o objetivo de incrementar a Literacia do Oceano, destinadas a alunos do ensino secundário e profissional, de norte a sul de Portugal Continental, Açores e Madeira. Este projeto proporciona, também, a partilha de informações sobre os temas apresentados com alunos da Noruega. Estas ações em contexto escolar pretendem contribuir para a educação e capacitação das gerações futuras, para perceberem por exemplo, a grandeza do Mar nacional como fonte de biodiversidade, como regulador climático, como profissão e investimento, como potencial geoestratégico, lembrando a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 (ENM), que aponta a necessidade de recuperar a identidade marítima nacional num quadro moderno, pró-ativo e empreendedor, de proteger o Oceano e de o explorar de forma sustentável a longo prazo.
0 Comentários
Seja o primeiro a comentar este artigo!.