Início / Atividades / EPISJ participa no concurso CurtMar 2015

EPISJ participa no concurso CurtMar 2015

Ver Artigo

EPISJ participa no concurso CurtMar 2015

Pela primeira vez este ano, a nossa Escola, através do Curso Téc­nico de Tur­ismo – Nível IV e com a orga­ni­za­ção do pro­fes­sor Marco Cas­tanha, par­tic­ipa no con­curso de cur­tas metra­gens sobre o mar, CURTMar.

Neste con­curso, os alunos de todas as esco­las do país são con­vi­da­dos a realizar cur­tas metra­gens sobre o mar e toda a fauna e flora que lhe estão asso­ci­a­dos. A turma de tur­ismo resolveu fazer sobre o Cagarro de forma a con­scien­cializar todos os aço­ri­anos em relação a esta espé­cie pro­te­gida e tam­bém mostrar a toda a pop­u­lação do país a riqueza em ter­mos de fauna que os Açores possuem.

Vê como ficou o video:

Mais infor­mações sobre o concurso:

O que é?

Curt­MAR – Curtas-​Metragens Ambi­en­tais em Lín­gua Por­tuguesa é um pro­jeto educa­tivo con­ce­bido e desen­volvido pela Asso­ci­ação Por­tuguesa de Edu­cação Ambi­en­tal (ASPEA), em parce­ria com a Escola Profis­sional do Alto Minho Inte­rior– EPRAMI e com a Asso­ci­ação Por­tuguesa do Lixo Mar­inho– APLM e escola norueguesa Dettver­rfagligekun­stin­sti­tutt – DTK, através do mecan­ismo finan­ceiro EEA Grants, pro­movido pela Direção Geral de Política do Mar– DGPM. Curt­MAR tem o apoio insti­tu­cional da Agên­cia Por­tuguesa do Ambi­ente (APA), da Direção Geral de Edu­cação (DGE) e da Direção Geral dos Esta­b­elec­i­men­tos Esco­lares (DGEstE). São par­ceiras deste pro­jeto, as esco­las profis­sion­ais de Aveiro e da Horta– Açores, e os Agru­pa­men­tos de Esco­las de Monção e de Aveiro.

Como fun­ciona?

O Pro­jeto Curt­MAR envolve uma equipa de edu­cadores ambi­en­tais, cien­tis­tas do meio mar­inho e téc­ni­cos da arte audio­vi­sual. Prevê Sessões de con­hec­i­mento nas esco­las secundárias e profis­sion­ais e um con­curso de curtas-​metragens ambi­en­tais, ambos com o obje­tivo de incre­men­tar a Lit­era­cia do Oceano, des­ti­nadas a alunos do ensino secundário e profis­sional, de norte a sul de Por­tu­gal Con­ti­nen­tal, Açores e Madeira. Este pro­jeto pro­por­ciona, tam­bém, a par­tilha de infor­mações sobre os temas apre­sen­ta­dos com alunos da Noruega. Estas ações em con­texto esco­lar pre­ten­dem con­tribuir para a edu­cação e capac­i­tação das ger­ações futuras, para perce­berem por exem­plo, a grandeza do Mar nacional como fonte de bio­di­ver­si­dade, como reg­u­lador climático, como profis­são e inves­ti­mento, como poten­cial geoes­tratégico, lem­brando a Estraté­gia Nacional para o Mar 20132020 (ENM), que aponta a neces­si­dade de recu­perar a iden­ti­dade marí­tima nacional num quadro mod­erno, pró-​ativo e empreende­dor, de pro­te­ger o Oceano e de o explo­rar de forma sus­ten­tável a longo prazo.

2a-fase_folheto-A3-curtmar500

Pela primeira vez este ano, a nossa Escola, através do Curso Técnico de Turismo – Nível IV e com a organização do professor Marco Castanha, participa no concurso de curtas metragens sobre o mar, CURTMar.

Neste concurso, os alunos de todas as escolas do país são convidados a realizar curtas metragens sobre o mar e toda a fauna e flora que lhe estão associados. A turma de turismo resolveu fazer sobre o Cagarro de forma a consciencializar todos os açorianos em relação a esta espécie protegida e também mostrar a toda a população do país a riqueza em termos de fauna que os Açores possuem.

Vê como ficou o video:

Mais informações sobre o concurso:

O que é?

CurtMAR – Curtas-Metragens Ambientais em Língua Portuguesa é um projeto educativo concebido e desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com a Escola Profissional do Alto Minho Interior- EPRAMI e com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho- APLM e escola norueguesa Dettverrfagligekunstinstitutt – DTK, através do mecanismo financeiro EEA Grants, promovido pela Direção Geral de Política do Mar- DGPM. CurtMAR tem o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Direção Geral de Educação (DGE) e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). São parceiras deste projeto, as escolas profissionais de Aveiro e da Horta- Açores, e os Agrupamentos de Escolas de Monção e de Aveiro.

Como funciona?

O Projeto CurtMAR envolve uma equipa de educadores ambientais, cientistas do meio marinho e técnicos da arte audiovisual. Prevê Sessões de conhecimento nas escolas secundárias e profissionais e um concurso de curtas-metragens ambientais, ambos com o objetivo de incrementar a Literacia do Oceano, destinadas a alunos do ensino secundário e profissional, de norte a sul de Portugal Continental, Açores e Madeira. Este projeto proporciona, também, a partilha de informações sobre os temas apresentados com alunos da Noruega. Estas ações em contexto escolar pretendem contribuir para a educação e capacitação das gerações futuras, para perceberem por exemplo, a grandeza do Mar nacional como fonte de biodiversidade, como regulador climático, como profissão e investimento, como potencial geoestratégico, lembrando a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 (ENM), que aponta a necessidade de recuperar a identidade marítima nacional num quadro moderno, pró-ativo e empreendedor, de proteger o Oceano e de o explorar de forma sustentável a longo prazo.

2a-fase_folheto-A3-curtmar500

 
 

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!.

 
 

Deixe um comentário